Home
Produtos
Portfolio
Dicas do Produtor
Downloads
Equipamentos
Papéis
Check List

   
 


   Check List


INFORMAÇÕES GERAIS

Mídias para utilização
Disquetes de 3,5 ”,zip de 100Mgb,CD-ROM ou DVD-ROM.Os arquivos podem ser compactados em ARJ ou PKZIP para PC e em Stuff ou DiskDoubler para Mac.

Arquivos
Não colocar um nome muito extenso ou com acentuações no arquivo e não utilizar caracteres especiais (*,/,,#,%,^etc), inclusive nas imagens e vetores, pois podem apresentar problemas de interpretação no RIP.

Fornecer sempre uma prova ou lasers atualizadas do arquivo e um “boneco” com a paginação correta e se o material vai ser impresso a 4 cores (CMYK), se tem cores especiais, vernizes e marcar nas provas ou lasers onde se localizam.

Fontes
Procure sempre que possível, utilizar fontes postscript do tipo 1 da Adobe.Caso utilize fontes de outro fabricante, certifique-se que não estão com problemas e se estão corretamente instaladas.
Nunca utilize os estilos (italic, bold, bold italic, etc)que aparecem na barra de ferramentas ou medidas dos programas.O correto é que a fonte contenha estas derivações em sua família.
Evite utilizar fontes “light ”ou “extra-light ”com corpo inferior a 12 pontos, em fundos que tenham mais de uma cor, pois podem apresentar graves problemas de impressão.

Imagens

FORMATO:EPS:sem compressão JPEG e sempre binário.

TIF:sem compressão de dados em LZW.
Não utilizar outros formatos tais como:Gif, Bmp, Amiga Iff, Pcx, Jpeg, Pict File, Raw, etc.

RESOLUÇÃO:Procure utilizar imagens com 300 DPI .Nunca aumente a resolução de imagens que estejam abaixo de 200 DPI, mesmo em programas destinados a tratamento de imagens, pois a imagem continuará com a aparência de baixa resolução e portanto, sem qualidade para impressão.

CORES:Utilizar imagens em CMYK, Grayscale, Bitmaps, Duotones e Dcs. Jamais utilize imagens em RGB, Indexed Color e Lab Color.

PATHS:Caso existam imagens recortadas, utilizar o menor número possível de pontos para a confecção do Path. Nunca utilize a ferramenta de seleção automática para converte-la em Path, pois o recorte será irregular e com muitos pontos.

Elimine canais extras, máscaras e layers que não serão utilizados. Pantone 294 C

Aplicativos
Serão aceitos somente arquivos em QuarkXPress, CorelDraw, PageMaker, FreeHand, Illustrator e InDesign. Não utilizar Word, PowerPoint e Excel, pois não são voltados para área de pré-impressão e trazem resultados inesperados.
Recomenda-se o uso de QuarkXPress, PageMaker ou InDesign para confecção de livros, revistas e catálogos por apresentarem poucos problemas na geração de filmes ou chapas.
Procure utilizar o CorelDraw, FreeHand e Illustrator para confecção de ilustrações e logotipos que podem ser exportados para o QuarkXPress, PageMaker ou InDesign, quando salvos em EPS.

Ilustrações Vetoriais
Não utilizar cliparts ou texturas fornecidas por alguns programas, pois normalmente estão em RGB e em baixa resolução.
Caso a ilustração tenha cores especiais, utilize o mesmo nome que existe no software de paginação, pois nomes parecidos serão incorporados como uma outra cor.
Degradês sempre com 256 steps.
Verifique com cuidado se não existem cores claras que estão overprint sobre outras cores mais escuras, o que acarretará em uma soma das duas cores.Cores escuras em textos e fios sobre um fundo claro, devem ser estudados sobre a possibilidade de ficar overprint. A única cor que deve ser overprint é o preto, pois se somado a outras cores não mudará.
Não utilize preenchimentos automáticos (paterns).
Procure não utilizar as sombras e filtros existentes em softwares de ilustrações, pois podem comprometer o resultado final ou simplesmente não sairem nos filmes ou chapas.


COMO FECHAR ARQUIVOS PARA CTP - (COMPUTER TO PLATE)


ARQUIVOS FECHADOS: podem ser em PS (postscript)ou PDF composite, mesmo quando utilizem somente 4 cores (CMYK)ou tenha cores especiais. Arquivos em separação somente serão aceitos em PS (postscript).

PLATAFORMA: MAC ou PC.

PÁGINAS DO ARQUIVO: Sempre páginas com tamanho final que o material deve ter. Nunca faça uma página maior e coloque marcas de corte manualmente, pois todos os softwares de Pré-Impressão têm marcas de corte e registro que podem ser habilitadas no fechamento do material.
Para exemplificar, usaremos como padrão uma página 21 x 28 cm em quadricromia.Caso o arquivo tenha várias páginas (uma revista por exemplo), ele deve ter as páginas criadas individualmente ou em FACING PAGES.Nunca faça em páginas duplas (42 x 28 cm), pois não teremos como separá-las.

MARCAS DE CORTE E REGISTRO: Você deve colocar esssas marcas, apesar que nós não as utilizaremos.Nosso programa de Imposição, que executará a montagem dos arquivos fechados para a CTP, vai colocá-las automaticamente. Portanto, só servirão para visualização e verificação do tamanho de página.

LINKS
:
Verifique antes do fechamento se todos os links estão corretos e se não estão com o tamanho final muito ampliado no programa em que foram importados. O recomendável é que não se amplie mais que 30%do tamanho original, pois a imagem sofre uma perda de resolução proporcional à ampliação aplicada, resultando em perda na qualidade final.

SANGRIAS: Procure deixar sempre que possível, ±5 mm para fora da página, para que todos os quadros, fios e imagens fiquem encostadas nos limites da página e evite deixar objetos ou textos que não devem sangrar com menos de 5 mm de distância do limite da página.O mínimo de sangria aceitável é de 2 mm.
Não faça um quadro com fio de contorno no tamanho da página para delimitá-la.
Sempre que for colocar um fundo em preto,procure colocar um calço de 40%de cyan.
Verifique se os textos em preto estão em Overprint quando devem cair sobre fundos coloridos.
Caso possua o Acrobat Distiller, você pode gerar um PDF do seu arquivo PS usando o nosso JobOptions para visualizar no Acrobat Reader e verificar possíveis problemas.
Pode-se enviar antes do fechamento de todo material, algumas páginas de teste caso exista alguma dúvida.Nós faremos uma verificação para saber se poderá existir algum problema com seu arquivo fechado.
Para gerar arquivos em PDF, entre em contato conosco, que lhe enviaremos o nosso JobOptions para que você o instale em seu Acrobat Distiller. Não utilize outro JobOptions ou modifique o que será fornecido pela Prol, pois podem ocorrer problemas na saída do material para filme ou CTP.
Lembre-se que a Prol não tem como alterar em nada o seu arquivo fechado em PS ou PDF.

COMO INSTALAR O DRIVE DE IMPRESSÃO (PPD)

PC


PAGEMAKER: Copiar o nosso PPD para a pasta do PageMaker em RSRC BRAZIL PPD4 caso o programa seja em português ou RSRC UKENGLSH PPD se for em inglês.

OUTROS PROGRAMAS: Copiar para C:WINDOWS SYSTEM.

MACINTOSH

COPIAR PARA: System Folder Extensions Printer Descriptions,restartando o Mac para que seja habilitado.

COMO INSTALAR O JOB OPTIONS

PC E MACINTOSH

Para instalar o nosso JobOptions,você deve copia-lo para a pasta Settings do Acrobat Distiller. Abra o Acrobat Distiller e na janela que aparece, você deve selecionar o nosso JobOptions para que o PDF seja feito corretamente para impressão.

fazendomais@prolgrafica.com.br



Endereço Prol Editora Gráfica: Av. Papaiz, 581 - Diadema - SP - CEP 09931-610 - Fones: (11) 2169-6199 - (11) 3197-5410